perto
perto
perto

Melhores Hardwares e Acessórios para Movimentação de Cargas

Postado por Astro Cargo em 17/8/2021

Melhores Hardwares e Acessórios para Movimentação de Cargas

Melhores Hardwares (Ferragens) e Acessórios para Movimentação de Cargas

Nas últimas décadas, presenciamos alguns saltos tecnológicos que mudaram a forma como as cargas são movimentadas e transportadas no mundo todo. Cintas e conjuntos de amarração em poliéster, catracas-fixas mais leves e robustas, trilhos logísticos, trava-paletes e barras de estiva; e uma série de novos equipamentos e soluções automatizadas para a amarração e contenção de cargas surgiram e modificaram completamente o cotidiano da indústria e transportadores. Esses equipamentos e soluções tornaram mais rápido, fácil e muito mais seguro a maneira como se protege a carga e todas as pessoas envolvidas na sua movimentação; reduzindo acidentes e aumento a produtividade. No entanto, para que essas inovações na movimentação e contenção de carga sejam realmente eficazes, você precisa manter em mãos os acessórios e hardwares (ferragens) certos para que sua operação com funcione conforme suas expectativas. A Astro Cargo Solutions está aqui para fornecer ao mercado brasileiro as informações necessárias sobre as melhores opções e práticas de hardwares (ferragens) e acessórios de movimentação de carga atualmente.

Principais Hardwares (Ferragens)

Ter à disposição a ferramenta certa para o trabalho certo realmente faz a diferença no dia-a-dia de qualquer empresa, não importa o seu tamanho. Para economizar tempo e dinheiro a longo prazo, é importante pesquisar e adquirir os acessórios mais adequados à sua operação e perfil de veículos e, assim, garantir a produtividade e segurança tão esperadas. A seguir está uma lista de acessórios e hardwares (ferragens) mais usadas atualmente para a movimentação e contenção de cargas.

Trava-Paletes e Barras de Estiva

Barras de estiva ou, comumente chamamos, trava-paletes são o tipo hardware (ferragens) utilizada para travamento de carga, principalmente paletizada, em reboques do tipo baú. O travamento da carga se dá de forma mecânica ao se apoiar as barras contra as paredes internas do baú, utilizando a própria força contrária das paredes como escoramento para impedir a movimentação da carga após a colocação na posição mais adequada conforme a altura e perfil da própria carga. Essas barras de estiva podem ser aplicadas com o auxílio de trilhos logísticos horizontais, comumente instalados nos baús já de fábrica; ou individualmente, como é caso dos modelos de trava-paletes projetados com pés de apoio de borracha nas extremidades, e um sistema individual de catraca para o tensionamento contra às paredes do baú.

Trava-paletes sem pés de apoio nas extremidades, possuem terminais para se encaixarem perfeitamente às aberturas ou orifícios dos trilhos logísticos horizontais. Nesse caso, os modelos mais comuns são os redondos com terminais padrão F para uso nos trilhos de mesmo padrão. No mercado também se encontram modelos de barra de estiva com terminais tipo E, para uso em trilhos logísticos de padrão E ou combinado E/F. Esse tipo de barra de estiva E, normalmente de perfil quadrado, são mais versáteis e permitem a aplicação tanto para escorar paletes e impedir seu deslocamento; quanto como apoio para um segundo nível de carregamento, quando a carga é mais frágil e não permite a remontagem dos paletes. Assim, por definição, é possível criar um “segundo-piso” de carga mais elevado com o uso de trilhos logísticos instalados a 1,0 metro ou mais do piso do reboque. Consulte-nos sobre nossas soluções para segundo-piso de carga, comumente chamado de Sistemas Duplo-Piso.

Ganchos ou Terminais de Fixação

Ganchos terminais de fixação desempenham um papel fundamental na contenção de cargas para o transporte. São eles que permitem que as cintas de amarração em poliéster sejam fixadas ao reboque e tensionadas sobre a carga para mantê-la firme no lugar. Existem uma grande variedade de ganchos, cada um mais adequado para uma determinada aplicação, tipo de carga ou tipo de reboque. Alguns são mais comuns e amplamente utilizados no dia-a-dia:

  • Ganchos Giratórios - Projetado com a versatilidade e conveniência em mente, torna mais fácil fixar a carga aos pontos de ancoragem do reboque em situações onde o espaço é restrito ou não se tem pontos de ancoragem em quantidade adequada. Sua propriedade de girar em seu próprio eixo, facilita na hora de encontrar pontos de fixação na contenção de máquinas de grandes porte ou cargas irregulares.
  • Ganchos tipo J ou Universal - Feito a partir do dobramento de fio de aço carbono e projetado no formato de J, esse é provavelmente o tipo de terminal mais comum e amplamente utilizado numa grande variedade de tipos de cargas. Seu formato simples e prático permite se encaixar facilmente aos pontos de ancoragem do reboque. E é produzido para atender uma ampla faixa de capacidades: para cintas de amarração de carga com Carga Máxima de Trabalho (CMT) de 0,5 até 10 Ton.

Terminais Logísticos

Os terminais logísticos é um hardware projetado para a contenção de cargas em reboques tipo baú, quer sejam refrigerados ou não. Seu perfil mais comum é o tipo E e estão presentes em cintas e conjuntos logísticos de amarração, bem como em barras de estiva. Esse tipo de terminal depende necessariamente de trilhos logísticos horizontais de padrão E ou E/F combinado para sua correta aplicação.

Fivelas Tensionadoras tipo Catraca Móvel

As fivelas tensionadoras tipo catraca móvel são a opção adotada para integrar os conjuntos de amarração em poliéster e aliar simplicidade, agilidade, ergonomia e segurança ao processo de amarração e contenção de cargas para o transporte. Os conjuntos de amarração com esse tipo de fivela tensionadora aumenta a possibilidade de combinações de pontos de fixação e cobertura da superfície das cargas; sem depender do pontos de ancoragem fixos do reboque e ainda permitindo trabalhar com toda a extensão da cinta, já que a fivela é capaz de fazer o tensionamento da cinta a partir de qualquer ponto do seu comprimento. Assim, as fivelas tipo catraca móvel entregam ao usuário a versatilidade necessária para lidar com uma variedade de perfis e portes de cargas; com velocidade e facilidade sem abrir mão de resistência, durabilidade e segurança.

Um dos aspectos mais significativos da sua engenharia, é que as fivelas tipo catraca móvel, além de serem projetadas para atender cintas de larguras entre 25mm e 100mm, e capacidades de trabalho que variam entre 0,5 Ton até 10 toneladas; elas agilizam em muito o processo de tensionamento da cinta de amarração. Com uma empunhadura de fácil uso e seu sistema de tambor e coroa de catraca rápida, o tempo gasto para o tensionamento das cintas tensão pode ser reduzido em até 33% em comparação às catracas-fixas que necessitam de alavanca.

Acessórios Adicionais

Complementando as opções de hardware (ferragens), os acessórios certos podem ajudar a melhorar a eficiência, a segurança e estender a vida útil dos equipamentos de contenção e movimentação de carga. A seguir, uma lista de acessórios que o ajudarão a proteger ainda mais a carga, seus equipamentos e as pessoas na sua operação.

Luvas de Proteção para Cintas de Amarração

As cintas de amarração em poliéster são muito superiores em termos de durabilidade e vida útil quando comparadas às cordas tradicionais antes do banimento pela Resolução 552 do CONTRAN. No entanto, é possível aumentar ainda mais a vida útil das cintas de amarração, e reduzir a frequência das substituições. As luvas de proteção em poliéster existem para isso!

A luva de proteção funciona como uma manga e veste a cinta de amarração, ficando livre para ser posicionada em qualquer ponto ao longo do comprimento da cinta. Projetada e fabricada em tecelagem de fios de poliéster de alto resistência, assim como as cintas, as luvas formam uma barreira adicional entre a cinta de amarração e a superfície da carga. Posicionada corretamente sobre os pontos mais críticos da carga, como cantos-vivos e áreas mais abrasivas, a luva de proteção vai ajudar a reduzir o desgaste pela abrasão e o risco de cortes na cinta de amarração. São disponibilizadas em larguras de 50mm e 100mm e em comprimentos variáveis a partir de 0,5 metro, atendendo uma variedade de cintas amarração de 1,5 ton a 10 toneladas.

Cantoneiras de Borracha

Cantoneiras de borracha são outra forma de se criar uma barreira de proteção entre as cintas de amarração e a superfície da carga. Seu uso, assim com as luvas de proteção, pode aumentar vida útil das cintas e reduzir a frequência das substituições das mesmas; ao mesmo tempo em que aumenta a segurança no transporte, já que ao ser aplicada sobre cantos-vivos e áreas de abrasão da carga, reduzirá o risco de cortes na cinta. As cantoneiras de borracha são instaladas de forma rápida e fácil, e são fabricadas com larguras de 50mm e 100mm para atender uma ampla variedade de cintas de amarração com capacidades entre 1,5 ton e 10 toneladas.

Luvas de Proteção para Cintas de Elevação

Além dos acessórios para aumentar a proteção e durabilidade das cintas de amarração, também há opções de luvas de proteção para cintas de elevação de cargas em poliéster. Projetada e fabricada para funcionar como uma manga que veste a cinta de elevação, pode ficar livre para ser posicionada em qualquer ponto ao longo do comprimento da cinta ou até mesmo cobrir toda a sua extensão. Posicionada corretamente sobre os pontos mais críticos da carga, como cantos-vivos e áreas mais abrasivas, a luva de proteção vai ajudar a reduzir o desgaste pela abrasão e o risco de cortes na cinta de elevação, aumentando a segurança na operação de içamento e movimentação e prevenindo acidentes. São disponibilizadas em material de tecelagem de fios de poliéster de alto resistência ou couro tratado, com opções tanto para cintas plana ou tubulares, com capacidades entre 1 ton e 10 toneladas.

Cintas para Cortinas Laterais de reboques tipos Sider

Outro grupo de acessórios são as cintas para as cortinas laterais dos reboques tipo Sider. Apesar de não serem próprias a amarração e contenção de cargas, elas são fundamentais para manter as cortinas laterais corretamente travadas e esticadas. Cortinas laterais de reboques sider frouxas comprometem a aerodinâmica do veículo, elevando o consumo de combustível por exemplo; mas também podem representar risco de acidentes. Por isso, o uso adequado das cintas de fixação para cortinas laterais é de suma importância. Fabricadas também em tecelagem de fios de poliéster, elas resistem fortemente à ação do clima, principalmente à exposição ao sol e chuva; entregando alta durabilidade. Além disso, utilizam gancho do tipo Sider, próprio para fixação diretamente na longarina desse tipo de reboque; trazendo praticidade no dia-a-dia. Opções de cintas para cortinas laterais com terminal plástico de aparafusar, ou com fivela tipo catraca em PVC estão entre os itens oferecidos pela Astro Cargo para atender às necessidades de reposição e manutenção de reboques tipo Sider.

Confie nas soluções de Hardware (Ferragens) e Acessórios da Astro Cargo!

Operações de transporte distintas e tipos de frotas distintas terão necessidades específicas no seu dia-a-dia na hora de realizar a contenção e amarração de cargas. Pensando nisso e preocupada em ajudar na segurança de todos, a Astro Cargo Solutions está aqui para para oferecer ao mercado brasileiro uma vasta lista de equipamentos, hardwares (ferragens) e acessórios que traduzem as melhores práticas de amarração e contenção de cargas atualmente no mundo. Fabricamos e oferecemos alguns dos melhores hardwares (ferragens) e acessórios do mercado, com alta disponibilidade, custo acessível e envio rápido. Entre em contato com a Astro Cargo Solutions hoje para saber mais sobre nossos produtos e como você pode usá-los para aumentar sua produtividade e a segurança nas suas operações de movimentação e transporte de carga!

Back to top